No dia 24/04/ 2015 a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu Audiência Pública para debater alergias alimentares como a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), tipo mais comum na infância que pode oferecer risco de morte nas reações mais graves. O evento ocorreu no Plenário Ruy Araújo, às 9h30.
Presidente da Comissão, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirma que a audiência teve por objetivo compartilhar informações e debater medidas concretas de combate às alergias alimentares. Dentre as metas está a implantação de uma política específica de atendimento e tratamento na rede pública de saúde.
Alimentos como leite de vaca e derivados, soja, ovo, trigo, peixes e crustáceos respondem por 90% das reações alérgicas. Estima-se que 350 mil crianças brasileiras possuem alergia à proteína do leite de vaca, de acordo com dados da Associação Brasileira e Alergia e Imunologia (Asbai).
“É preciso segurança na hora da compra. Com informações corretas e precisas nos rótulos, os portadores de alergia alimentar poderão ter mais qualidade de vida”, analisa o deputado, que uniu - se a causa após reunião com mães fundadoras do Grupo de Apoio a Crianças com Alergia Alimentar do Amazonas (Criale).
A Audiência Pública contou com a presença de representantes das Secretarias Estadual (Susam) e Municipal (Semsa) de Saúde; Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação; Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam); Conselhos Regionais de Medicina (Cremam) e Nutricionistas; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Grupo de Apoio a Crianças com Alergia Alimentar do Amazonas (Criale); além de médicos, alergistas e pediatras.
Fonte: FATO AMAZONICO: A Noticia Agora.